domingo, 12 de setembro de 2010

P R E S E R V E: INVESTIGAÇÃO DE FURTO DE AREIA

P R E S E R V E: INVESTIGAÇÃO DE FURTO DE AREIA: "A Polícia Federal (PF) abrirá uma investigação sobre a dragagem clandestina no Rio Jacuí, na Grande Porto Alegre.As apurações serão feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio Histórico e Meio Ambiente, que há dois anos realizou trabalho semelhante a respeito de dragagem clandestina na Região Metropolitana. A nova iniciativa terá como base a série de reportagens de Zero Hora "Piratas da Areia", publicada em junho e que revelou como dragas de sucção, atuando de forma ilegal, furtam o leito do Jacuí. Elas são suspeitas de levar ao sumiço de 39 praias e 10 pontais.Este tipo de atividade resultou no desaparecimento de mais de 42 mil árvores e na criação de buracos profundos - e mortais para os banhistas - onde antes existiam praias. A dragagem criminosa também provoca o desaparecimento de peixes.A abertura de inquérito se deu a pedido das procuradora Carmen Hessel e Cristiana Nácul, do Ministério Público Federal. Serão investigadas atividades de dragas e chatas em locais onde a extração é proibida, como documentou ZH.O inquérito deve se somar a outros abertos em 2005 e que já resultaram em mais de 3 mil páginas de depoimentos e indícios de crimes colhidos pela PF. Essas investigações mais antigas já resultaram na prisão de 17 pessoas e na apreensão de cinco dragas. (com informações de Zero Hora)

O poder financeiro

Fiz varias tentativas de expor o que esta acontecendo aos meios de comunicacao, principalmente a RBS por se dizer engajada no interece de nosso estado, mostrando o que a extracao de areia ja fez no Rio Jacuí mas nao fui escutado apenas fizeram algumas pequenas reportagens sem posicao, por fim tentei buscar ajuda de um importante reporter da radio desta emissora, sem sucesso e pior ainda uma das principais empresas que eu acusara passa a ser o patrocinador do programa levando a imagem de uma empresa que respeita a natureza, se não fosse triste seria comico, logo após ouve uma apreensão da draga de uma destas empresas feita pela 1. Batalhão Policia Ambiental, (http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=123861 )que nem siquer foi comentada pela RBS, sendo apenas noticiada por sua concorrente Rede Record atraves do Correio do Povo, alem de destruirem a natureza legalmente com autorização da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), orgão que deveriam fiscalizar, ainda retiram areias de areas proibidas e isto e sistemático, desta vez a policia Ambiental conseguiu Flagra-las coisa que e muito dificil, pois eles tem olheiros espalhados por todo o rio. alegam que tem sistema de vigilancia por satelite, mas quem vigia? Alegam que sao vigiados pelo Ministério Publico, Pela policia Federal e também pela Fepam, um outra reportagem, bom vamos por partes, procurei o Ministério publico e alegam desconhecer tal vigilância, com a Policia Federal foi a mesma coisa, já na Fepam queriam sabem quem eu era para que eu queria esta informação, ( não e publica ) e ficaram de me dar retorno, ainda estou esperando..., sentado claro.


Jornal da Record

Apta Canoas Investiga Desastres rio Jacuí Barragem Amarópilisi 2010 029....

Rio Jacuí

La em Janeiro 2010 ja havia uma ONG (organização não governamental) alertando sobre o acontecido em agudo, e que o vilão da historia é a extração predatória da areia do fundo Rio Jacuí. Extração essa que alem de tirar a areia do fundo faz solapamento das margens consequentemente desbarrancando-as e assim levando junto arvores saudaveis que ali estavam, caem rio a dentro, alem disso o aprofundamento do Rio Jacuí acelera a correnteza levando ainda mais as margens e ainda mais vegetação, e uma das leis da física chamada EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE é uma lei do escoamento a qual afirma, de forma simplificada : "Quanto mais estreito for o tubo de escoamento, maior sera a velocidade do fluido, e vice-versa."Esta lei não tem como burlar, ou seja, o que acontece e que a extração predatória aumenta o fluído em uma area e a area mais estreita e menos raza corre muito mais rápido, ou melhor, forte correnteza assim o rio se defende dificultando também a navegação e o trabalho de seus algozes pois fica mais difícil navegar nas cheias, como sequizesse usar todo mal que sofrera pra se defender, então e simples entender como houve a retirada da base de sustentação da ponte de agudo, dai ela veio abaixo, o que aconteceu poderia ser previsto com antecedência, ja estava anunciada a muito tempo, e há muito mais pra acontecer, pois os orgãos ambientais que deveriam evitar esta destruição da natureza, estão de olhos bem fechados pra tudo. Porque? e uma das duvidas que tenho pois o que esta acontecendo no Rio Jacuí e o que vai acontecer nos proximos anos se nada for feito ja esta exposto ai pra quem quizer ver. Com a copa do mundo de 2014, as empresas do setor de mineração que trabalham no Rio Jacuí que já são milionárias, encheram cada vez mais o bolso de dinheiro sujo, em detrimento da naturesa, pelo visto, todos do grupinhao que esta ai, estao muito satisfeitos ao passo que a natureza que levou milhares de anos pra fazer tudo, vai perder, junto com aqueles que se importam de verdade com o que deixarao para seus filhos e netos, nao so uma vida confortavel deve-se deixar aos seus mas também bons exemplos.